domingo, 4 de julho de 2010

Bram & Vlad Vitorianos - o que é



Vitorianos? O que é isso, afinal?

"Vitoriano" é um adjetivo que caracteriza um período da história da Inglaterra, em que esse país foi governado pela Rainha Vitória. Isso aconteceu de meados para o fim do século XIX.

Muito do que somos hoje foi construído nesse período. O século XIX foi o século da razão, dando prosseguimento ao século XVIII, o século das luzes. Muitas ciências foram criadas e/ou estruturadas nessa época. A Inglaterra vivia um período de prosperidade e desenvolvimento. Na Literatura, o Romantismo e o Realismo lutavam entre si, um criado da ânsia pela fuga desse mundo tão "certinho" e "explicadinho" e o outro, pelo espírito de racionalidade que imperava na época.

Muitas de minhas obras preferidas são dessa época, além de gente famosa que vocês provavelmente reconhecerão: Sherlock Holmes, O Morro dos Ventos Uivantes, O Médico e o Monstro, Frankenstein, o Retrato de Dorian Grey, Júlio Verne e sua extensa prole (eu sei que ele não era inglês, mas FOI dessa época), Machado de Assis (no Brasil), e ele, claro. Drácula.

Perceberam o chiste? Drácula, a obra que inspirou Bram & Vlad ocorre em pleno período vitoriano. Portanto Bram & Vlad Vitorianos são ninguém mais, ninguém menos que Abraham Van Helsing e Vlad Drácula, os personagens de Bram Stoker.


Aaah, tá. Pode falar sobre esses tais Bram & Vlad Vitorianos


Sempre acalentei o desejo de fazer uma fanfic de Drácula desde que li, mas nunca me acertei quanto ao formato. Só recentemente resolvi esse problema e decidi compartilhar essa experiência com vocês. Vou postar os capítulos da fanfic no corpo do blog e colocar os links nessa aba.

Para quem não leu o romance (a maioria esmagadora das pessoas só conhece o Drácula cinematográfico, que é beeeem diferente do literário), resumo-relâmpago do livro e da fanfic, por tabela:

"Drácula" é um romance que está dividido em passagens dos diários de três personagens - Jonathan Harker, Mina Murray e Dr. John Seward - além de uma série de cartas, memorandos e outros papeis. No início, acompanhamos o drama de Jonathan, um corretor imobiliário que vai à Transilvânia a trabalho, para o castelo do Conde Drácula. Lá, ele vai descobrindo cada vez mais horrores e fica em uma situação desesperada. Depois de um rosário de provações por parte dele, somos apresentados à sua noiva, Mina Murray. Ela é amiga de Lucy Westenra e segue preocupada com o noivo e com os ataques de sonambulismo da amiga. Juntas, elas presenciam a chegada de um navio fantasmagórico em Whitby, e acontecimentos estranhos se acumulam depois disso. Lucy tem três pretendentes, o Dr. Seward, o Hon. Arthur Holmwood (o Hon. é de Honorable, ele é filho de um nobre) e Quincey Morris, o americano desinibido. Ela fica noiva de Holmwood e, então, a ação passa para o diário do Dr Seward, que nos informará sobre a misteriosa doença de Lucy, que a debilita a cada dia. Quando as coisas pioram, ele chama seu amigo e antigo professor, Abraham Van Helsing. A partir daí, está aberta a temporada de caça aos vampiros.

Acreditem, isso tudo acontece no primeiro terço do livro.

Fui até essa lonjura na sinopse para que vocês compreendam o que fiz na fanfic. Ressuscitei os diários que não entraram no livro de Stoker: os diários de Van Helsing e Drácula (Bram e Vlad. Tava na cara! =p), além de algumas cartas que não foram incluídas no volume. Embora tenham sentido sozinhos, encaixados no livro original, esses diários contariam uma história ligeiramente diferente da que está em Drácula. Pretendo responder algumas perguntas como: "por que raios Drácula levou séculos pra decidir ir pra Inglaterra?" ou "por que a fixação dele com a Lucy, com tanta mocinha bonita em Londres?" ou "o Conde morreu mesmo no final, tão fácil assim?"

(Sim, Drácula morre no fim do livro. Não considero spoiler. Vocês tinham alguma dúvida? Os maus precisam ser punidos pela sua maldade, reza o código moral vitoriano.)

Espero que se divirtam.

---------------------------------------------------------------------------------------

Esse post está sendo fixado na aba "Bram & Vlad Vitorianos", onde estarão os links para o capítulo da fanfic. No post abaixo desse, que postei um pouco mais cedo, vocês podem ler a Introdução e saber como os diários foram parar nesse blog.

4 comentários:

  1. Spoiler! Shit! Shit!
    Bleeh pra vc Strix :P

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia e quero acompanhar, se o tempo for piedoso comigo.

    E jamais perdoarei pelo spoiler! ò_ó

    Mas peraí, eu já li o livro! xD

    ResponderExcluir

Comenta que nem gente, que o Vlad tá de olho!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.