sexta-feira, 22 de novembro de 2013

183 - Problema dos dois envelopes

Antes de mais nada: tem uma enquete ali do lado! Por causa de problemas técnicos, as letras estão pretas, então, é só arrastar o mouse e selecionar a enquete que dá pra ler. Quem vocês acham que deveria matar o Vlad, entre aquelas opções ali? =D No "outros", não vale citar personagens da tirinha. Quando eu desenhar essa arte, vocês vão entender. ;)

-----------------

Eu tava navegando no xkcd.com, vi o Randall Munroe falando sobre o Problema dos Dois Envelopes, e me perguntei como o Vlad o resolveria.

Não me olhe assim, o nível de nerdice de B&V andava baixo nesses dias aí pra trás, e só eu poderia resolver isso.

VdA significa Voz do Além.
Sutileza, seu nome é Vlad.

-------
VdA: Existe um problema matemático chamado "Problema dos dois envelopes". Esse problema diz que, se você pode escolher entre dois envelopes iguais contendo dinheiro, sendo que um tem uma quantia que é o dobro do outro, você sempre lucra caso escolha um dos envelopes e, antes de abri-lo, decida trocá-lo pelo outro. Isso leva ao paradoxo de que você nunca deve abrir o envelope, mas trocá-lo indefinidamente.
V: Quem se importa, quero esse envelope.
VdA: Tem certeza? Você pode trocar.
V: Eu já disse que quero esse.
VdA: Rá! Esse envelope é o de 100 reais. O outro tinha 200!
V: Quando começamos essa brincadeira, você tinha 300 reais e eu tinha 0. Agora, eu tenho 100 e você, 200. Quem é o perdedor, mesmo?
VdA: ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta que nem gente, que o Vlad tá de olho!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.